O amor aos animais e os problemas que podem surgir com a vizinhança


Além de seu Rogério, existem outras pessoas que dedicam a vida para cuidar de muitos animais. As dificuldades encontradas por essas pessoas muitas vezes se tornam maiores quando o local que abriga esses animais possui vizinhos muito próximos em propriedades pequenas. Estou falando em bairros urbanizados das cidades. Você já imaginou se o vizinho do lado da sua casa ou edifício começasse a adotar os cachorros da rua? Imagine a confusão com os latidos, o cheiro e o risco de doenças.
       É certo que os animais têm direito a serem bem tratados e cuidados, mas quem deve assumir a responsabilidade de ajudá-los e dar carinho e como fazer isso da melhor maneira? Vejam a reportagem a seguir de 9 de Maio de 2012.
'Sonho virou pesadelo', diz mulher que abriga 69 cães em Batatais, SP
Proprietária afirma que remoção dos animais depende da venda do imóvel. Aves e carneiros também estão no local com 1.760 metros quadrados.

“Meu sonho de cuidar dos animais virou pesadelo por causa de uma pessoa”, afirma uma das proprietárias de 69 cães, 25 aves, três carneiros e 15 jabutis, ao lado da filha, Beatriz Nunes Perecin, a dentista Valéria Aparecida Nunes, que está sendo processada por um vizinho, que alega que os bichos são responsáveis por forte odor e barulho no condomínio Brasil Canadá, em Batatais (SP), nesta quarta-feira (9).

Segundo Valéria, muitos cães estão na propriedade há pelo menos três anos, mas somente a partir de novembro começaram as reclamações e algumas agressões, que ela acredita partir do vizinho que a está processando. “Jogam pedras na minha casa, bombas, já quebraram dois vidros e isso sempre acontece em lugares que é possível ter acesso da casa dele, não em outros”, disse em entrevista ao G1.

Ainda de acordo com a dona da propriedade de 1.760 metros quadrados, o vizinho responsável pela ação deixou de ter uma boa relação com sua família após ela deixar de comprar produtos na loja dele. “Ele me perguntou sobre o porquê de não comprar mais no local e eu apenas disse que o estabelecimento não tinha mais o produto que eu estava acostumada e desde então ele deixou de me cumprimentar”, afirmou.

A dentista ainda declarou que tinha planos de se mudar para propriedade, mas não fez isso anteriormente porque a casa não estava pronta, mas que agora não quer mudar por medo de reações do vizinho.

Por telefone, Valéria ainda negou que os animais atrapalham os vizinhos. "O local é limpo todos os dias e eles só fazem mais barulho quando eu estou no local, sempre na parte da manhã", disse.

Venda
De acordo com a dentista, para tirar os cães do local, a propriedade precisa ser comprada por outra pessoa, pois ela não dispõe de dinheiro para a mudança atualmente. Ela ainda afirmou que o imóvel está à venda pelo valor de R$ 310 mil. “Agora independe de ordem judicial, sou eu quem não quer ficar lá”, afirmou.

Outro lado
O advogado do vizinho que moveu a ação, Fabiano Borges Dias, negou que o seu cliente tenha jogado pedras ou bombas na propriedade. “A única coisa que ele fez foi procurar os meios legais”, disse.

Prefeitura
Segundo a Vigilância Sanitária do município, não há uma lei municipal que limite a quantidade de animais por residência, mas o órgão ligado à Secretária Municipal de Saúde admitiu que o excesso deles pode perturbar o sossego dos vizinhos.
De acordo com um relatório feito pela Vigilância, todos os bichos são castrados, vacinados e têm acompanhamento veterinário. A decisão da Justiça deve ser anunciada nos próximos dias.


Proprietária de 69 cães é processada por vizinho em Batatais (SP) (Foto: Reprodução EPTV) Cerca de 70 cães vivem em condomínio de Batatais (SP) (Foto: Reprodução EPTV)

Fonte: http://g1.globo.com/sp/ribeirao-preto-franca/noticia/2012/05/sonho-virou-pesadelo-diz-mulher-que-abriga-69-caes-em-batatais-sp.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário