sábado, 30 de junho de 2012

Tá Frio Prá Cachorro

            Bom dia a todos!
        A edição de hoje será dedicada a uma campanha aos cães do senhor Rogério. Estaremos arrecadando até o dia 07/07 panos e rações no Grupo Escoteiro Leões de Blumenau, para os cachorros não passarem fome nem frio nesse inverno. Haverá uma caixa com o seguinte slogan "Tá Frio Prá Cachorro" onde poderão ser depositadas as doações. Conto com a colaboração de todos! 

         Quando a temperatura começa a baixar, não são só os humanos sentem frio, os animais também. Podemos observar que no frio, algumas doenças aparecem com maior frequência. O cão pode apresentar sinais clínicos que lembram muito o resfriado humano, como tosse, espirros, febre, falta de apetite e coriza. Damos o nome a esse quadro de traqueobronquite ou "tosse dos canis". Essa doença pode aparecer em qualquer época do ano, porém, há uma maior predisposição nos meses frios pela baixa temperatura. A doença pode ser causada por vírus, bactérias ou fungos e é altamente contagiosa entre os cães através do contato direto entre os animais. Além das doenças respiratórias, os animais idosos com problemas osteoarticulares como artrose, calcificações na coluna ou hérnia de disco, passam a sentir mais dor quando expostos a baixas temperaturas.
           Algumas dicas para o cuidado no inverno com o seu cão são:
           - Evite banhos em dias muito frios e diminua a frequência de banhos no inverno;
           - Mantenha a pelagem do animal mais comprida no inverno, evitando tosas muito baixas;
         - Há cães que, embora tenham casinha, preferem dormir ao relento ou ficar na chuva. Prenda esse animal num local abrigado nos dias muito frios ou chuvosos; 
           - Vacine seu cão anualmente contra a traqueobronquite, se ele frequenta locais com outros animais;
           - Aumente em 20% a 30% o alimento do seu cão/gato no inverno.
         - Não ponha agasalho no seu cão se ele for grande ou obeso, pois ele pode ficar com hipertermia. Só ponha se você observar que ele está tremendo, ou que suas patas e orelhas estão mais frias que o normal. 


                 Fontes: http://www.webanimal.com.br/cao/index2.asp?menu=inverno.htm
                             http://saude.abril.com.br/edicoes/0299/bichos/conteudo_283482.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário